QUEM SOMOS
O Lusitânia APE é uma associação fundada em 1972 por um grupo de portugueses residentes na Suécia e tem como objetivo a dinamização do convívio entre os elementos da comunidade Portuguesa em Estocolmo e arredores.
O objetivo do Lusitânia é promover e dinamizar o convívio entre a comunidade portuguesa residente na área de Estocolmo e divulgar a cultura portuguesa na Suécia. Nesse sentido, o Lusitânia promove vários eventos culturais anualmente, incluindo a celebração dos mais importantes feriados nacionais. Os eventos estão abertos não só à comunidade portuguesa mas também a todos aqueles que se mostram interessados em conhecer a cultura portuguesa.
Entre os eventos que decorrem ao longo do ano, contam-se concertos de música portuguesa, workshops culturais e informativos, festas gastronómicas, atividades infanto-juvenis e sessões de teatro.
O sucesso da associação depende do envolvimento dos seus sócios e comunidade portuguesa. Como tal, é crucial a participação de todos na concretização de projetos e atividades que fomentem o convívio da comunidade. Ajudem-nos a divulgar a nossa cultura na Suécia promovendo assim o mais belo “Jardim da Europa à beira-mar plantado” (Tomás Ribeiro).
HISTÓRIA
A associação Lusitânia foi formada fundada a 10 de junho de 1972 com a designação de Lusitânia Futebol Clube, por um grupo de jogadores portugueses de futebol, residentes em Estocolmo. O gosto pelo desporto e o sucesso do “Lusitânia Futebol Clube” impulsionou a criação desta associação de portugueses que herdou o seu nome.
Entre os 12 membros desta equipa, 3 destacam-se como fundadores deste projeto: Jaime Cunha, Elias Pereira e José Vidal. Mas ao longo destes anos muitos foram os portugueses que dedicaram o seu tempo e devoção a esta associação. Nomes como Amadeu Batel, António e Maria Afonso, João Filipe Soares, Delfim e Hortense Moreira, Carlos Duarte, Helder Ribeiro e Carlos Reboia. Entre tantos outros que ficarão para sempre ligados à historia da Lusitânia.
O futebol deu origem ao Lusitânia, mas foi o convívio social que manteve ativa esta associação ao longo dos anos. Desde a criação de uma rádio portuguesa (Rádio Lusitânia), ao teatro e aos grupos folclóricos, inúmeros foram os eventos celebrados pelo Lusitânia em que a comida e a música portuguesa eram presenças obrigatórios no programa. Nomes como José Saramago, Lídia Jorge, Mário de Carvalho, Óscar Lopes, Carlos Paredes, Carlos do Carmo entre muitos/as outros(as) foram cartaz de espetáculo nas festas do Lusitânia.
Em outubro de 2013 a associação Lusitânia recebe pelas mãos do Presidente da República a condecoração como membro honorário da Ordem do Infante D. Henrique, que distinguiu a associação pela prestação de serviços relevantes a Portugal, no estrangeiro, e serviços na expansão da cultura portuguesa, da sua História e dos seus valores.
LUSITÂNIA APE
DIREÇÃO
DUARTE FERREIRA
* PRESIDENTE *
PEDRO PRETO
*TESOUREIRO*
GISELA CUNHA
*VOGAL*
PAULA DA SILVA
*VOGAL*
ANTÓNIO AFONSO
*VOGAL*
CONTATOS
SÓCIOS
kr180/ano
PARA PROCEDER AO PAGAMENTO DA COTA PODE USAR AS SEGUINTES OPÇÕES:
1231748177
852644-4