QUEM SOMOS

A Lusitânia APE é uma associação fundada em 1972 por um grupo de portugueses residentes na Suécia que tem como objetivo a dinamização do convívio entre os elementos da comunidade Portuguesa em Estocolmo e arredores.

Os objetivos da Lusitânia são promover e dinamizar o convívio entre a comunidade portuguesa residente na área de Estocolmo e divulgar a cultura portuguesa na suécia. A criação de eventos para celebrar os nossos feriados nacionais com gastronomia e musica portuguesa são uma prioridade no nosso calendário de atividades bem como eventos culturais para a comunidade sueca para promover a cultura portuguesa. Estamos também envolvidos em projetos direcionados à comunidade, tais como, atividades infantojuvenis “Projeto Brincar em Português” e workshops culturais e informativos.

O sucesso da associação depende do envolvimento dos seus sócios e comunidade portuguesa. Por isso é crucial a sua participação e apoio na concretização de projetos e atividades que fomentem o convício da comunidade. Ajudem-nos a divulgar a nossa cultura na Suécia promovendo assim o mais belo “Jardim da Europa à beira-mar plantado” (Tomás Ribeiro).

HISTÓRIA

A associação Lusitânia foi formada em 1972, por um grupo de jogadores portugueses de futebol, residentes em Estocolmo. O gosto pelo desporto e o sucesso do “Lusitânia Futebol Clube” impulsionou a criação desta associação de portugueses que herdou o seu nome.

Entre os 12 membros desta equipa, 3 destacam-se como fundadores deste projeto: Jaime Cunha, Elias Pereira e José Vidal. Mas ao longo destes anos muitos foram os portugueses que dedicaram o seu tempo e devoção a esta associação. Nomes como Amadeu Batel, António e Maria Afonso, João Filipe Soares, Delfim e Hortense Moreira, Carlos Duarte, Helder Ribeiro e Carlos Reboia. Entre tantos outros que ficarão para sempre ligados à historia da Lusitânia.

O futebol criou, mas foi o convívio social que mantem ativa esta associação ao longos dos anos. Desde a criação de uma radio portuguesa Radio Lusitânia, ao teatro e aos grupos folclóricos, inúmeros foram os eventos celebrados pela Lusitânia em que a comida e a musica portuguesa eram presenças obrigatórios no programa. Nomes como Amália Rodrigues e Carlos Paredes foram cartaz de espetáculo nas festas do Lusitânia.

Em outubro de 2013 a associação Lusitânia recebe pelas mãos do Presidente da Republica a condecoração como membro honorário da Ordem do Infante D. Henrique que distinguiu a associação pela prestação de serviços relevantes a Portugal, no estrangeiro, e serviços na expansão da cultura portuguesa, da sua História e dos seus valores.

Ao longo destes anos, a associação teve 7 sedes em locais distintos da cidade de Estocolmo e arredores (Odenplan, Jakobs torg, Olof Palmes gata, Skeppsholmen, Alvik, Alströmergatan e Solna) que se revelaram sempre importantes como espaço agregador da nossa comunidade.

Fumaça azul grossa
Logotipo Lusitania.png

LUSITANIA/APE

DIREÇÃO

DUARTE FERREIRA

* PRESIDENTE *

PEDRO PRETO

*TESOUREIRO*

ANTÓNIO AFONSO

*VOGAL*

GISELA CUNHA

*VOGAL*

JOANA MORENO

*VOGAL*

CONTATOS

Hagalundsgatan 35 BV, 169 66 Solna

ape@lusitania.se

facebook | instagram

SÓCIOS

SÓCIO INDIVIDUAL

kr150/ano

SÓCIO

FAMILIAR

kr300/ano

Caso prefira uma ficha de inscrição
manual , clique aqui.

PARA PROCEDER AO PAGAMENTO DA COTA PODE USAR AS SEGUINTES OPÇÕES:

swish-logo.png

1231748177

plusgirot.png

852644-4

PAGAMENTO ONLINE AQUI