top of page

QUEM SOMOS

O Lusitânia APE é uma associação fundada em 1972 por um grupo de portugueses residentes na Suécia e tem como objetivo a dinamização do convívio entre os elementos da comunidade Portuguesa em Estocolmo e arredores.

O objetivo do Lusitânia é promover e dinamizar o convívio entre a comunidade portuguesa residente na área de Estocolmo e divulgar a cultura portuguesa na Suécia. Nesse sentido, o Lusitânia promove vários eventos culturais anualmente, incluindo a celebração dos mais importantes feriados nacionais. Os eventos estão abertos não só à comunidade portuguesa mas também a todos aqueles que se mostram interessados em conhecer a cultura portuguesa.

Entre os eventos que decorrem ao longo do ano, contam-se concertos de música portuguesa, workshops culturais e informativos, festas gastronómicas, atividades infanto-juvenis e sessões de teatro.

O sucesso da associação depende do envolvimento dos seus sócios e comunidade portuguesa. Como tal, é crucial a participação de todos na concretização de projetos e atividades que fomentem o convívio da comunidade. Ajudem-nos a divulgar a nossa cultura na Suécia promovendo assim o mais belo “Jardim da Europa à beira-mar plantado” (Tomás Ribeiro).

HISTÓRIA

A associação Lusitânia foi formada fundada a 10 de junho de 1972 com a designação de Lusitânia Futebol Clube, por um grupo de jogadores portugueses de futebol, residentes em Estocolmo. O gosto pelo desporto e o sucesso do “Lusitânia Futebol Clube” impulsionou a criação desta associação de portugueses que herdou o seu nome.

Entre os 12 membros desta equipa, 3 destacam-se como fundadores deste projeto: Jaime Cunha, Elias Pereira e José Vidal. Mas ao longo destes anos muitos foram os portugueses que dedicaram o seu tempo e devoção a esta associação. Nomes como Amadeu Batel, António e Maria Afonso, João Filipe Soares, Delfim e Hortense Moreira, Carlos Duarte, Helder Ribeiro e Carlos Reboia. Entre tantos outros que ficarão para sempre ligados à historia da Lusitânia.

O futebol deu origem ao Lusitânia, mas foi o convívio social que manteve ativa esta associação ao longo dos anos. Desde a criação de uma rádio portuguesa (Rádio Lusitânia), ao teatro e aos grupos folclóricos, inúmeros foram os eventos celebrados pelo Lusitânia em que a comida e a música portuguesa eram presenças obrigatórios no programa. Nomes como José Saramago, Lídia Jorge, Mário de Carvalho, Óscar Lopes, Carlos Paredes, Carlos do Carmo entre muitos/as outros(as) foram cartaz de espetáculo nas festas do Lusitânia.

Em outubro de 2013 a associação Lusitânia recebe pelas mãos do Presidente da República a condecoração como membro honorário da Ordem do Infante D. Henrique, que distinguiu a associação pela prestação de serviços relevantes a Portugal, no estrangeiro, e serviços na expansão da cultura portuguesa, da sua História e dos seus valores.

lusitanea capa COPY.jpg
Logotipo Lusitania.png

LUSITÂNIA APE

DIREÇÃO

DUARTE FERREIRA

* PRESIDENTE *

PEDRO PRETO

*TESOUREIRO*

GISELA CUNHA

*VOGAL*

PAULA DA SILVA

*VOGAL*

ANTÓNIO AFONSO

*VOGAL*

CONTATOS

Hagalundsgatan 35 BV, 169 66 Solna

ape@lusitania.se

facebook | instagram

SÓCIOS

SÓCIO INDIVIDUAL

kr180/ano

SÓCIO

FAMILIAR

kr350/ano

PARA PROCEDER AO PAGAMENTO DA COTA PODE USAR AS SEGUINTES OPÇÕES:

swish-logo.png

1231748177

plusgirot.png

852644-4

COLABORADORES
& PATROCÍNIOS

Captura de ecrã 2022-03-31, às 23.41.30.png
Screenshot 2022-03-31 at 23.58.29.png
Captura de ecrã 2022-04-01, às 00.00.34.png
bottom of page